sexta-feira, 2 de julho de 2010

Comunidades Virtuais de Aprendizagem


As Comunidades Virtuais de Aprendizagem representam uma forma de ensinar e aprender que favorece a educação dos alunos.
Fica claro que as comunidades virtuais de aprendizagem nos remetem para uma abordagem construcionista do conhecimento, pois os participantes destas têm as construções mentais apoiadas por construções concretas, cujo protótipo pode ser mostrado, discutido, examinado, sondado e admirado. Desta forma, o conhecimento trabalhado ganha sentido pelo aluno processando-se na forma de uma espiral crescente de aprendizagem, adquirindo simultaneamente habilidades e competências.
Através das comunidades virtuais de aprendizagem os estudantes têm a oportunidade de estreitar os laços de confiança fazendo com que esta comunidade tenha mais chances de se desenvolver.
A aprendizagem através das Comunidades Virtuais é vitalícia, ativa, significativa, é contínua e não acabada, pois existem as trocas de conhecimento e experiência circulando na rede de comunicação que se forma, permitindo ainda que a educação se torne interdisciplinar e interinstitucional.
Nas comunidades virtuais de aprendizagem o ambiente assume uma nova organização buscando superar as fragmentações disciplinares incentivando a contextualização, pois os instrumentos de comunicação se encontram em sintonia com a criação de práticas interdisciplinares e com a busca de relações dialógicas entre professores e alunos.
O membro da Comunidade Virtual de Aprendizagem se transforma ao participar nela e, como as Comunidades Virtuais de Aprendizagem são portadoras de um novo paradigma de pensamento, sentimento e ação seus membros têm uma alta probabilidade de adquirir não só os conhecimentos que foram buscar como também uma nova maneira de pensar, sentir e atuar consoante com esse paradigma.
Numa comunidade virtual os integrantes estão imersos no ciberespaço, e as relações sociais são diferentes das que ocorrem na vida real. O espaço e o tempo são desmaterializados, não são mais fatores que prendem as pessoas à sua localidade ou ao seu tempo. O ciberespaço surge como um espaço transnacional, sem barreiras ou demarcações geográficas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A aprendizagem virtual é um recurso que nos remete , aluno e professor, a um mundo rico em imaginações , favorecendo desta forma o aprender e o ensinar . É uma troca mútua de experiências e de conhecimentos uma vez que os participantes têm as construções mentais apoiadas em construções concretas .A aprendizagem é contínua, não acabada, cria um laço de união e confiança entre os participantes permitindo que a educação se torne interinstitucional e favorecendo o desenvolvimento sociocultural dos participantes. Iolanda