sexta-feira, 2 de julho de 2010

Inclusão Digital ... ao alcance das nossas mãos!

Neste momento muito se fala sobre inclusão, especialmente nas escolas. Os educadores estão, aos poucos, se preparando para fazer da escola um lugar adequado a todos. Quando falo todos, me refiro aos indivíduos tidos como normais e aos com necessidades especiais, independentemente de posição social, idade, sexo ou cor da pele

Esta ação é deveras difícil e lenta, visto que muitos dos que trabalham com a educação ainda não estão preparados para lidar com isso.

No que diz respeito à “inclusão digital”, esta expressão significa “ato ou efeito de inserir os indivíduos na era digital,...” entre tantos outros sentidos que podemos dar a ela.

Segundo cita o Prof. Antonio Mendes da Silva Filho em um artigo publicado na Revista Espaço Acadêmico – Ano III – N 24 – Maio de 2003, para que a inclusão digital se concretize é necessário que se dê atenção a três pilares que sustentam esta ação: TIC’s, renda e educação. Estes pilares representam um alicerce, uma base segura para a efetivação deste intuito.

As TIC’s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) trazem melhorias, modernização, melhor aproveitamento do tempo dos indivíduos bem como maior socialização e troca.

A renda dos cidadãos interfere diretamente na inclusão digital: sabemos que o acesso à tecnologia ainda é caro. Temos consciência de que a maior fatia da sociedade brasileira está representada por indivíduos que têm pouco ou nenhum poder aquisitivo. Esta situação dificulta o acesso às TIC`s.

Concluo, então, que é através de ações governamentais, utilizando a educação, que estaremos contemplando uma parcela maior da sociedade com a inclusão digital.

Através da Escola conseguimos atingir não somente a criança e o jovem, mas também suas famílias. Uma vez o governo tenha e mantenha equipados os Laboratórios de Informática Educativa as equipes gestoras poderão propor projetos que contemplem o atendimento às suas comunidades oportunizando o acesso à Internet, bem como o uso social das máquinas.

Outro aspecto importante é a capacitação, não só dos professores da Rede Pública de Ensino (como já vem sendo feita nos Núcleos de Tecnologia Educacional), mas também dos jovens educandos dos Cursos de Magistério através da Disciplina de Informática Educativa ministrada por professores especialistas.

Um comentário:

Aliane Alves disse...

Acredito que a Inclusão Digital nas escolas é uma necessidade que aumenta a cada dia que passa, pois como você mencionou, temos diversos alunos "normais" mas com diversas necessidades espciais, e a acredito que com a utilização das mídias digitais, poderiamos desenvolver estes alunos com maior facilidade, pois através delas podemos aguçar o sentido mais utilizado pelos alunos, ou seja, a visão, pois tudo que é visto é "apreendido" com mais facilidade e naturalidade.