sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mudança na sala de aula...

Sem sombra de dúvidas posso afirmar que a internet propicia novas possibilidades de organizar as aulas. Nela encontramos muita informação, sites como o Portal do Professor, o Educarede, o Rived, bibliotecas virtuais, e muito mais. Temos também as comunidades virtuais de aprendizagem, os ambientes virtuais de aprendizagem e ainda os novos ambientes virtuais de aprendizagem que são para serem usados por equipamentos móveis como os smartphone, celulares com tecnologia 3G, etc.
Os professores devem organizar-se para enfrentar as mudanças. O meio mais simples e gratuito para enfrentar o turbilhão de mudanças que tem nos assolado é a reciclagem oferecida nos NTE. Lá são oferecidos desde cursos básicos de informática educativa até cursos do MEC onde podem apropriar-se dos conhecimentos disponíveis na Web para melhorar seu desempenho como educadores.
Sou uma eterna defensora da capacitação continuada dos educadores. Nada se consegue na educação se não for através dos educadores. De nada adianta termos escolas equipadas com tecnologias de ponta, se não houver o investimento no professor. Até acho que se os gestores destinassem um tempo dentro da carga horária do professor para que o mesmo se reciclasse ou se capacitasse nas TIC, faríamos a mudança tornar-se possível.

3 comentários:

Anônimo disse...

A tecnologia produz uma aprendizagem excelente. Mas o professor tem que ter tempo. E os órgãos competentes investir mais nos professores. Neli

Beatriz disse...

A capacitação dos professores sempre foi e sempre será ponto crucial na qualidade da educação, pois vivemos em uma época em que o conhecimento avança de forma muito acelerada. O domínio das TIC e o seu uso na escola poderá minimizar a diferença entre o mundo do alunos e o da sala de aula.

Anônimo disse...

Izabel, acreditamos que o educador será sempre o meio para que a aprendizagem efetiva se concretize. Não basta saber usar as tecnologias, o aluno precisa interpretar e fazer uso correto do que lê. Acredita-se que o professor será sempre fundamental para que o aluno concretize seu conhecimento. O aluno tem muitas informações, mas nem sempre sabe fazer uso delas.
Jussara, Terê e Neli