sexta-feira, 2 de julho de 2010

Educador...

Vivemos num mundo globalizado. É inadmissível que continuemos a agir e pensar como se essa não fosse a nossa realidade.

Como educadores que somos temos a obrigação de entendermos isso e fazer com os outros entendam.

Como podemos permitir que nossas crianças e jovens continuem recebendo um amontoado de informações sem ao menos terem a chance de discordar? Como podemos compactuar com a massificação quando necessitamos esbravejar e expor as nossas idéias?

Uma sociedade globalizada exige de seus integrantes posições críticas e justas, pensamento rápido e inteligente, capacidade de escolha e habilidade na comunicação.

Para isso precisamos estabelecer mudanças no ato de ensinar e aprender. Essa tarefa cabe a nós educadores. Então, o que estamos esperando? Arregacemos as mangas e comecemos a trabalhar!

Primeiramente necessitamos nos reciclar, participando de capacitações, de grupos de estudo e discussão; observar o comportamento do nosso alunado traçando metas e definindo ações que contemplem seus anseios. A mudança de paradigmas deve começar por nós que somos os educadores, para depois atingir nossos alunos e indiretamente toda a sociedade.

2 comentários:

Anônimo disse...

O texto me leva a ter a certeza que precisamos buscar novas maneiras de sermos orientadores na difícil e grandiosa tarefa de educar.Através da observação de nossos alunos descobriremos como ensinar e aprender. Pois somos eternos aprendizes.Então é preciso a reciclagem urgente através de capacitações, de grupos de estudo e discussão e assim atingiremos o aluno, a família, a comunidade e a sociedade.

Anônimo disse...

Concordo plenamente que vivemos num mundo globalizado e a sociedade globalizada exige mudança de paradigma.
Precisamos estabelecer mudanças no ato de ensinar e aprender. Necessitamos de capacitações, grupos de estudo e discussão. Necessitamos nos posicionar criticamente diante de situações e fazer uma leitura de mundo que nos remeta a uma vida plena.
ELAINE